HISTÓRIA


É impossível falar do Instituto Marcos Freitas sem nos reportarmos ao projeto original contido no sonho de um homem, Elias Pessanha Moreira, que ousou transformar a escola num espaço de aprendizagens significativas e num lugar de gente feliz, não abdicando da cultura humanística de sua origem, sem abrir mão da densidade e da profundidade na transmissão de conhecimentos.
 

A história de sucesso do Instituto Marcos Freitas nos remete ao ano de 1983, quando tudo começou com um sonho e um gesto de amor pela educação e pelo ser humano.

Trazendo um coração empreendedor na bagagem e com muita fé em Deus, os professores Elias e Nelice Pessanha já vinham de uma experiência ao administrar com eficiência uma das escolas de Rede Cruzeiro do Sul. O trabalho educativo que haviam iniciado no bairro do Lote XV, em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, não podia parar. Estava no sangue e no coração. Compraram um terreno no centro da cidade de Duque de Caxias e, com seus seis filhos, construíram, literalmente juntos, o Instituto Marcos Freitas.

Inicialmente, foi implantada apenas a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais e, a cada ano subsequente, foi sendo acrescentada uma nova série, até completar o Ensino Médio.

O número de turmas por série manteve-se em constante crescimento e o desafio de se tornar uma escola reconhecida pela excelência e referência no ensino era o foco dos seus gestores, que não mediram tempo e investimento para produzir resultados acadêmicos sólidos, consequentemente, destacando-se como uma instituição formadora de educandos capazes de realizar seus projetos de vida, enquanto cidadãos corresponsáveis pela construção de uma sociedade mais ética e justa.

Mas o sonho era maior. Era preciso ampliar horizontes. A confiança da comunidade escolar na sua tradição de ensino os estimulou a investir numa nova unidade em 2008, agora, no bairro Recreio dos Bandeirantes, na cidade do Rio de Janeiro.

 

O IMF - Recreio iniciou suas atividades com apenas 68 alunos, mas com a certeza de que, aos poucos, a comunidade conheceria suas propostas e reconheceria sua tradição pedagógica. É com orgulho e satisfação que, com poucos anos de existência, O IMF- Recreio conquistou a comunidade com um projeto pedagógico que se concretiza dia após dia com bases conceituais sólidas, por meio de uma metodologia e currículo abertos às atualizações que os desenvolvimentos socioculturais pressupõem.

No final de 2016, inaugurou-se a Sede Campestre, em Itaipava, destinada aos estudos do meio, uma atividade que garante um momento coletivo de aprendizagem e de convivência entre toda comunidade escolar, além de proporcionar momentos de lazer e entretenimento. É um espaço onde o contato direto com a natureza permite integrar as diversas áreas do conhecimento com a finalidade de criar condições para o desenvolvimento e construção de novos conceitos, habilidades e atitudes.

Compartilhados por todos os educadores que trabalham nas funções pedagógicas e pelos profissionais que dão sustentação à qualidade das atividades educacionais, os caminhos do IMF têm sido pontuados pela disposição para um ambiente institucional em que reflexão, atualização, investimento tecnológico e avaliação somam-se ao exercício contínuo de desenvolvimento de formas democráticas de convívio, pautadas pelo diálogo, solidariedade e respeito.

Rever a história desta Instituição de Ensino é, de certa forma, estabelecer uma ponte entre passado e presente, aproveitando as lições que emanam dessa retrospectiva. Renovar estruturas para alcançar metas de eficiência no processo educacional representa uma de nossas características significativas, preparando- se, assim, o IMF para cumprir sua missão de continuar ousando para buscar novos caminhos, novas práticas e metodologias; é acreditar, acima de tudo, que nossos alunos são autores de sua própria história. Uma história que não se faz isoladamente, mas em grupo, por meio do acolhimento, da colaboração e do diálogo.

FUNDADORES:

SEDE CAMPESTRE

©2017 OMNI Comunicação