HISTÓRIA
![foto fundadores.jpg](https://static.wixstatic.com/media/910f70_0c4d819a859c4f9a91985fe95738fce3~mv2.jpg/v1/fill/w_524,h_449,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/foto%20fundadores.jpg)
ORIGENS
É impossível falar do Instituto Marcos Freitas sem nos reportarmos ao projeto original contido no sonho de um homem, Elias Pessanha Moreira, que ousou transformar a escola num espaço de aprendizagens significativas e num lugar de gente feliz, não abdicando da cultura humanística de sua origem, sem abrir mão da densidade e da profundidade na transmissão de conhecimentos.
A história de sucesso do Instituto Marcos Freitas nos remete ao ano de 1983, quando tudo começou com um sonho e um gesto de amor pela educação e pelo ser humano.
Trazendo um coração empreendedor na bagagem e com muita fé em Deus, os professores Elias e Nelice Pessanha já vinham de uma experiência ao administrar com eficiência uma das escolas de Rede Cruzeiro do Sul. O trabalho educativo que haviam iniciado no bairro do Lote XV, em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, não podia parar. Estava no sangue e no coração. Compraram um terreno no centro da cidade de Duque de Caxias e, com seus seis filhos, construíram, literalmente juntos, o Instituto Marcos Freitas.
Inicialmente, foi implantada apenas a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais e, a cada ano subsequente, foi sendo acrescentada uma nova série, até completar o Ensino Médio.
O número de turmas por série manteve-se em constante crescimento e o desafio de se tornar uma escola reconhecida pela excelência e referência no ensino era o foco dos seus gestores, que não mediram tempo e investimento para produzir resultados acadêmicos sólidos, consequentemente, destacando-se como uma instituição formadora de educandos capazes de realizar seus projetos de vida, enquanto cidadãos corresponsáveis pela construção de uma sociedade mais ética e justa.
Mas o sonho era maior. Era preciso ampliar horizontes. A confiança da comunidade escolar na sua tradição de ensino os estimulou a investir numa nova unidade em 2008, agora, no bairro Recreio dos Bandeirantes, na cidade do Rio de Janeiro.
O IMF - Recreio iniciou suas atividades com apenas 68 alunos, mas com a certeza de que, aos poucos, a comunidade conheceria suas propostas e reconheceria sua tradição pedagógica. É com orgulho e satisfação que, com poucos anos de existência, O IMF- Recreio conquistou a comunidade com um projeto pedagógico que se concretiza dia após dia com bases conceituais sólidas, por meio de uma metodologia e currículo abertos às atualizações que os desenvolvimentos socioculturais pressupõem.
No final de 2016, inaugurou-se a Sede Campestre, em Itaipava, destinada aos estudos do meio, uma atividade que garante um momento coletivo de aprendizagem e de convivência entre toda comunidade escolar, além de proporcionar momentos de lazer e entretenimento. É um espaço onde o contato direto com a natureza permite integrar as diversas áreas do conhecimento com a finalidade de criar condições para o desenvolvimento e construção de novos conceitos, habilidades e atitudes.
Compartilhados por todos os educadores que trabalham nas funções pedagógicas e pelos profissionais que dão sustentação à qualidade das atividades educacionais, os caminhos do IMF têm sido pontuados pela disposição para um ambiente institucional em que reflexão, atualização, investimento tecnológico e avaliação somam-se ao exercício contínuo de desenvolvimento de formas democráticas de convívio, pautadas pelo diálogo, solidariedade e respeito.
Rever a história desta Instituição de Ensino é, de certa forma, estabelecer uma ponte entre passado e presente, aproveitando as lições que emanam dessa retrospectiva. Renovar estruturas para alcançar metas de eficiência no processo educacional representa uma de nossas características significativas, preparando- se, assim, o IMF para cumprir sua missão de continuar ousando para buscar novos caminhos, novas práticas e metodologias; é acreditar, acima de tudo, que nossos alunos são autores de sua própria história. Uma história que não se faz isoladamente, mas em grupo, por meio do acolhimento, da colaboração e do diálogo.
FUNDADORES:
![Captura_de_Tela_2019-09-18_às_03.08.38.p](https://static.wixstatic.com/media/12d538_bbfb829bd7734414ae800b66dedb0180~mv2.png/v1/fill/w_270,h_274,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/Captura_de_Tela_2019-09-18_%C3%A0s_03_08_38_p.png)
SEDE CAMPESTRE
![DSC_3689.JPG](https://static.wixstatic.com/media/12d538_c16341752cac46e78f29a4982af97218~mv2_d_3216_2136_s_2.jpg/v1/fill/w_403,h_268,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/DSC_3689_JPG.jpg)
![DSC_3685.JPG](https://static.wixstatic.com/media/12d538_ad5ef1f0e1f94690aa25398cef644aec~mv2_d_3216_2136_s_2.jpg/v1/fill/w_405,h_269,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/DSC_3685_JPG.jpg)
![DSC_4837.JPG](https://static.wixstatic.com/media/12d538_16f887c359424f78bf579fb07409ef2c~mv2_d_3216_2136_s_2.jpg/v1/fill/w_384,h_255,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/DSC_4837_JPG.jpg)