EDUCAÇÃO INFANTIL
COGNITIVO
SOCIAL
MOTOR
AFETIVO
Fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças significa ajudá-las a progredir na definição da própria identidade e no conhecimento e valorização de si mesmas. Nos espaços formais e, por meio das experiências vivenciadas, o Instituto Marcos Freitas proporciona a aquisição de conhecimentos em todos estes aspectos:
EDUCAÇÃO INFANTIL
Fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças significa ajudá-las a progredir na definição da própria identidade e no conhecimento e valorização de si mesmas. Nos espaços formais e, por meio das experiências vivenciadas, o Instituto Marcos Freitas proporciona a aquisição de conhecimentos em todos os aspectos mencionados acima.
MATERNAL I
A linguagem oral é um fator primordial na formação da criança. Ela possibilita a interação com as outras pessoas, com o mundo, com o desenvolvimento do pensamento e a construção de conhecimentos. Os alunos são estimulados, durante todo o ano, por meio de poesias, parlendas, brincadeiras cantadas, músicas e histórias, a construir frases completas e a enriquecer o vocabulário.
Promovemos experiências significativas e a busca pelo equilíbrio entre a imagem positiva individual e a imagem real do mundo.
MATERNAL II
A socialização é enfatizada, procurando construir relações que assegurem à criança a autonomia moral na fase adulta, buscando desenvolver habilidades, como partilha, cooperação e solidariedade. Esse processo inicia-se com o nascimento e, embora sujeito a mudanças, permanece ao longo de todo o ciclo vital. Partindo de temas que fazem parte do cotidiano das crianças, as professoras desenvolverão o projeto “Atitudes que florescem”, no qual serão trabalhadas, de formas variadas, as possibilidades de desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
PRÉ-ESCOLA I
O trabalho da educação psicomotora com a criança do primeiro período tem como objetivo formar a base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para
que ela, por meio de jogos e de atividades lúdicas, conscientize-se sobre seu corpo. O desenvolvimento das estruturas psicomotoras permite à criança melhorar a postura, a coordenação global dos movimentos, a motricidade fina, o ritmo, a discriminação táctil, visual, auditiva e aumentar a capacidade de atenção e concentração.
PRÉ-ESCOLA II
A criança de 5 anos já possui domínio motor, domínio da linguagem oral e grande conhecimento do mundo letrado, o que possibilita a sistematização do processo de alfabetização nesta série. Nestas
turmas, as atividades de raciocínio lógico-matemático têm como objetivo determinar o nível de pensamento e a capacidade operatória do nosso aluno.
FAIXA ETÁRIA
Em acordo com a Deliberação E/CME no 30/2019, o ingresso da criança na Educação Infantil obedece aos seguintes critérios de idade:
Turmas e faixas etárias:
Maternal I – 2 anos completos –até 31 de março
Maternal II – 3 anos completos – até 31 de março
Pré-escola I – 4 anos completos – até 31 de março
Pré-escola II – 5 anos completos – até 31 de março
Turnos oferecidos:
Manhã (das 08h às 12h)
Tarde (das 13h10min às 17h10min)
DIFERENCIAL PEDAGÓGICO
MINICIDADE IMF
Para as crianças, o “brincar de casinha” traduz um processo simbólico fundamental para que compreendam o mundo e a vida adulta na qual estão inseridos. Trata-se de fortalecer identidades, entender a vida real, processar emoções, relacionar-se com o outro e representar diferentes papéis. Portanto, é fácil compreender a importância de um espaço em que esse gênero do brincar pode ser multiplicado, como é o caso da minicidade do IMF; uma minicidade minuciosamente concebida para potencializar a imaginação infantil. Com banco, salão de cabeleireiro, mecânica, escola, supermercado e clínicas, a MINICIDADE IMF é um espaço multidimensional e flexível que abriga os mais diferentes projetos educativos. É um espaço de aprendizagem, sim, mas, fundamentalmente, é um lugar especial para o livre brincar, para ser criança, para ser feliz.
COZINHA EXPERIMENTAL
Um espaço diferente para levar ao aluno informações sobre hábitos saudáveis da alimentação, nutrição e gastronomia. A cozinha experimental traz oportunidade de uso para todos os componentes curriculares, permitindo que os professores ilustrem seus conteúdos com criatividade, despertando, ainda mais, o interesse dos alunos.
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Visando aos novos desafios da educação para o século XXI, o Instituto Marcos Freitas inova o programa de educação tecnológica da Instituição, em parceria com a APDZ, empresa brasileira especializada em integrar novas tecnologias à educação. Nossa Instituição vem adotando uma proposta pedagógica que inclui a educação tecnológica para o Ensino Infantil - parte integrante da
Educação Tecnológica - em caráter interdisciplinar, objetivando desenvolver, em nossas crianças e jovens, uma ampla variedade de conhecimentos, habilidades e competências necessárias a um novo tempo.
A Educação Infantil é a porta de entrada dessa metodologia. Os kits LEGO® Education e o material didático individual foram desenvolvidos levando em conta todas as especificidades dessa faixa etária.
EDUCAÇÃO MUSICAL
“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes. ” (Rubens Alves)
No âmbito da Educação Infantil, a linguagem musical explora possibilidades de aprendizado em que a criança aprecie, experimente, vivencie e construa. O fazer musical ocorre por meio da criação e da reprodução, que garantem três possibilidades de ação: a interpretação, a improvisação e a composição.
As aulas são iniciadas com um canto de entrada, um aquecimento inicial, em que ocorrem os primeiros trabalhos de movimento. Em seguida, as crianças interagem em uma atividade lúdico-musical. Como apoio, são utilizados diferentes instrumentos musicais de fácil manejo pelas crianças, como tambor, reco-reco, triângulo, chocalho, ganzá, pandeiro, caxixi, tamborim, agogô e sino, acompanhados por instrumentos harmônicos (violão, teclado, xilofone, gaita ou flauta), tocados pelos professores. As aulas são finalizadas com uma atividade de relaxamento e desaceleração.
INGLÊS PARA TODA A VIDA
O domínio de outras línguas estrangeiras é um pré-requisito fundamental em uma educação que se pretende contemporânea. Ao longo dos últimos anos, o IMF vem aprimorando, continuamente, seu trabalho na área, com abordagens pedagógicas renovadas e uma efetiva prioridade na matriz curricular. O trabalho com o Inglês começa ainda nos primeiros anos da Educação Infantil, que conta com atividades cotidianas de sensibilização, que faz intervenções livres durante as atividades desenvolvidas pelos alunos.