top of page

ENSINO FUNDAMENTAL I

Séries Iniciais

Crianças em círculo

NA PRÁTICA, A TEORIA FAZ MUITO MAIS SENTIDO

As aulas expositivas dão lugar às novas tecnologias e ao protagonismo dos estudantes. Com esse novo modelo de ensino, o estudante participa ativamente do processo de construção do conhecimento, valorizando o seu próprio saber, aperfeiçoando a sua autonomia e, assim, desenvolvendo-se como um todo. Dessa maneira, será capaz de compreender aspectos cognitivos, socioeconômicos, afetivos, políticos e culturais. Todo esse processo é mediado pela equipe de educadores do IMF, que estimula a criação, recriando e significando uma atmosfera de aprendizagem.

FUNDAMENTAL FUNDAMENTAL I - SÉRIES INICIAIS
 

1º Ano
 

Este primeiro momento do Ensino Fundamental representa o começo do processo de construção da linguagem e da introdução de outras práticas pedagógicas que promovam a alfabetização e o letramento. O aluno compreende o quanto é importante ler, interpretar, compreender e produzir conhecimento.

O aluno do 1º ano deverá ter seis anos completos até 31 de março.

 

Do 2º ao 5º Ano
 

O aprendizado da leitura envolve ação participativa. A Matemática é trabalhada de forma lúdica e as aulas práticas de Ciências levam o aluno a pensar e aplicar conceitos, com base nas relações estabelecidas dentro de um contexto histórico.

Nossos alunos são constantemente estimulados a pesquisar de forma autônoma e, assim, capazes de confrontar seus pontos de vista com os dos colegas, conhecendo a visão do outro. Esses são alguns dos principais desafios desse momento da escolaridade.

Além disso, trabalhamos com a metodologia de projetos. O projeto é uma forma de organizar as diversas experiências das crianças de modo interdisciplinar e permite que a busca do conhecimento se dê por meio da investigação em suas diferentes formas.


 

DIFERENCIAL PEDAGÓGICO
 

NA PRÁTICA, A TEORIA FAZ MUITO MAIS SENTIDO

As aulas expositivas dão lugar às novas tecnologias e ao protagonismo dos estudantes. Com esse novo modelo de ensino, o estudante participa ativamente do processo de construção do
conhecimento, valorizando o seu próprio saber, aperfeiçoando a sua autonomia e, assim, desenvolvendo-se como um todo. Dessa maneira, será capaz de compreender aspectos cognitivos, socioeconômicos, afetivos, políticos e culturais. Todo esse processo é mediado pela equipe de educadores do IMF, que estimula a criação, recriando e significando uma atmosfera de aprendizagem.

 

GRANDES PROJETOS COLETIVOS

Mostras Culturais, Festivais de Jogos, Semanas Literárias e demais eventos realizados na escola são contextos de compartilhamento entre todos os alunos que compõem as unidades, sendo promotores de inúmeras aprendizagens. Da mesma forma, as possibilidades de realização de Estudos do Meio e Trabalhos de Campo, assim como as trocas com convidados, que possibilitam apreender novos saberes, privilegiam a ampliação do currículo.

ATMOSFERA ARTÍSTICA

Música, arte e cultura são essenciais e estão presentes nos projetos desenvolvidos nas oficinas e nos eventos pedagógicos. Dessa forma, valorizamos as vivências artísticas. Nosso colégio oferece oficinas de arte plástica; aulas de teatro, violão e teclado; balé, escola de circo e street dance; judô; futsal e natação. Essas oficinas acontecem de acordo com a proposta dos educadores do espaço. Temos, ainda, um ateliê de arte que possibilita a experimentação e o desenvolvimento da criatividade.

 

ATMOSFERA TECNOLÓGICA
 

Os alunos têm aulas de Robótica em uma sala especial que trabalha com a realidade virtual, realidade aumentada, projeção mapeada, impressora 3D, dentre outros recursos que estimulam a criatividade e, consequentemente, proporcionam o desenvolvimento das inteligências múltiplas. A aula de Robótica está incluída na grade curricular.
 

ATMOSFERA DE APRENDIZAGEM DO INGLÊS-
PREPARAÇÃO PARA OS MAIS IMPORTANTES EXAMES INTERNACIONAIS

 

O aprendizado de um segundo idioma, especialmente o Inglês, tornou-se imprescindível para todos. A intensa utilização da Língua Inglesa no mundo acadêmico e nas relações comerciais e culturais tem impulsionado seu ensino cada vez mais cedo.  A Língua Inglesa do Ensino Fundamental Séries Iniciais ganhou mais um tempo semanal, totalizando três tempos da disciplina no segmento. 
 

Em parceria com o Projeto Bilingual Education do UNOi Educação, especificamente nas turmas de 5º ano é realizada a aplicação do exame de Certificação ETS/Toefl Primary. Este exame tem o objetivo de avaliar o potencial individual de cada estudante nas habilidades de compreensão oral e leitura em língua inglesa e fornecer dados aos educadores da área para o aprimoramento do planejamento e atuação pedagógica. É uma avaliação internacional, aplicada e corrigida diretamente pela empresa ETS, localizada em Princeton, EUA.



ATIVIDADES EXTRACURRICULARES - DIÁLOGO COM O MUNDO

Desde os anos iniciais da Educação Infantil, nossos alunos são convidados a conectar as aprendizagens promovidas em sala de aula com o mundo fora da escola. Seja por meio de saídas pedagógicas, para conhecer espaços ou ações que contribuam para os projetos desenvolvidos na escola, seja recebendo colegas, familiares ou profissionais que possam ajudar a responder questões investigativas, os alunos do IMF são sempre convocados a se conectar com o mundo. O intercâmbio entre turmas, idades e unidades diferentes dentro do colégio é a dimensão de um processo de aprendizagem que se preocupa com a diversidade, dialogando, constantemente, com realidades para além da dos alunos. O IMF promove eventos, encontros, visitas a museus, saídas pela região da escola e convida parceiros ou especialistas para ajudar nossos alunos a desenvolverem um olhar plural para o conhecimento e possibilitar a criação de um repertório cultural vasto.


LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS - ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO

O Espaço de Investigação é um ambiente em que o foco de trabalho é o estudo por meio da investigação. O espaço está equipado com vidrarias de laboratório, espécies diversas de insetos, aracnídeos, répteis e anfíbios conservados em formol, assim como esqueletos. Os temas científicos são os mais explorados nesse espaço, como é feito no encontro semanal da Oficina da Ciência, em que os alunos são convidados a construir hipóteses a partir de um problema proposto, realizar testes e efetuar análises de resultados. O principal objetivo desses trabalhos é desenvolver as práticas investigativas, isto é, a forma como se encaminha um experimento com vistas à produção de modelos explicativos simples, utilizando-se da argumentação e pesquisa por diversas fontes.

CULTURA MAKER

Um espaço equipado com uma série de componentes de eletrônica, microcontroladores para programação e máquinas de fabricação digital -impressora 3D, corte a laser – além do material presente nas nossas salas de atelier: um quadro com diversas ferramentas, manuais, tintas, pincéis, madeira e materiais reciclados. Um dos grandes desafios das escolas é saber como dar significado pedagógico e integrar novas metodologias e espaços.

Com o Espaço Maker não é diferente. Ele reúne ferramentas pedagógicas e tecnologias que, junto com metodologias ativas, permitem aos alunos explorarem diferentes conhecimentos e habilidades e, assim, aplicá-los, de maneira prática, no dia a dia.

A possibilidade da experimentação, da escolha de caminhos e a compreensão dos erros como parte de um processo criativo são algumas das marcas da experiência dos estudantes no Espaço Maker.

 

EDUCAÇÃO MUSICAL
 

Acreditamos que a música é uma forma de conhecimento e um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento. Nossos alunos do Fundamental Anos Iniciais são orientados por professores especialistas e fazem apresentações em festas da escola e em locais públicos.


PROJETOS SOCIAIS

Os Projetos Sociais vêm sendo desenvolvidos ao longo dos últimos anos e têm como proposta principal levar o aluno a tornar-se consciente da importância do exercício de sua cidadania, através de debates e oportunidades práticas que estimulem o sentimento de solidariedade, de respeito ao próximo e ao meio ambiente, o espírito de equipe, o aprendizado com as diferenças e a visão crítica da situação social, política e econômica do lugar onde vive.

EQUIPE DE COORDENAÇÃO

coordfunanosinc.png

Dayse Mendes Costa
 

coordanosinc1.png

Tiago de Lima Caldas

14d47671-6801-4475-86fd-0c5a8f5d3517.jpg

Aline de Oliveira Soares Costa
Psicóloga e Psicopedagoga

2a3d4b8d54271efdf7938fbe6dae6195.png
bottom of page