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ENSINO MÉDIO

Amigos do colegial

ETAPA FINAL

O Ensino Médio é a etapa final da educação básica. Portanto, inicia o aluno na habilidade de produzir conhecimento e alavanca consideravelmente suas potencialidades de participante do mundo. Somado a isso, os adolescentes consolidam valores e atitudes, elaboram projetos de vida, experimentam um ciclo de transformações no qual se instrumentam para assumir as responsabilidades da vida adulta.

Nossos alunos apresentam reflexos da boa educação familiar durante todo o convívio escolar. Sabem empregar tempo e dedicação para alcançarem um elevado desempenho escolar e revelam comportamentos altamente favoráveis às metas estipuladas para o ingresso no curso superior.

A proposta curricular do curso preserva a especialidade das disciplinas, consolida e aprofunda os conhecimentos específicos de cada uma delas, propondo aulas com abordagens contextualizadas e interdisciplinares.

Os diálogos com os professores tutores estimulam a intelectualidade, possibilitam vivências diferenciadas em artes, debates sobre temas polêmicos e projetos de iniciação científica que permitem aprimorar a consciência dos direitos e deveres, o pensamento analítico criterioso e os cuidados com a saúde.

ENSINO MÉDIO
 

O Ensino Médio é a etapa final da educação básica. Portanto, inicia o aluno na habilidade de produzir conhecimento e alavanca consideravelmente suas potencialidades de participante do mundo. Somado a isso, os adolescentes consolidam valores e atitudes, elaboram projetos de vida, experimentam um ciclo de transformações no qual se instrumentam para assumir as responsabilidades da vida adulta.

Nossos alunos apresentam reflexos da boa educação familiar durante todo o convívio escolar. Sabem empregar tempo e dedicação para alcançarem um elevado desempenho escolar e revelam comportamentos altamente favoráveis às metas estipuladas para o ingresso no curso superior.

A proposta curricular do curso preserva a especialidade das disciplinas, consolida e aprofunda os conhecimentos específicos de cada uma delas, propondo aulas com abordagens contextualizadas e interdisciplinares.

Os diálogos com os professores tutores estimulam a intelectualidade, possibilitam vivências diferenciadas em artes, debates sobre temas polêmicos e projetos de iniciação científica que permitem aprimorar a consciência dos direitos e deveres, o pensamento analítico criterioso e os cuidados com a saúde.

 

1º ANO
Em paralelo com um arrojado projeto pedagógico e um plano de avaliações bem distribuído ao longo de todo o ano letivo, professores e alunos organizam celebrações e palestras que intensificam o pensamento sistêmico nas áreas das ciências, da moral, da ética, da responsabilidade social e da espiritualidade. As atividades realizadas em grupo propiciam autoconhecimento, colaboração, sensibilização para as artes, percepção estética e fortalecimento da identidade.

2º ANO
Os alunos são encorajados a ter um objetivo com método, ampliando a capacidade de resolução de problemas de cunho social, científico e pessoal.

A participação em projetos de pesquisa, aumenta o horizonte intelectual dos alunos além de despertar o interesse por diversas profissões, colaborando para a tomada de decisão profissional. O nível de cobrança em avaliações é intensificado.

3º ANO
A preparação para os vestibulares se acirra, mas a equipe pedagógica também tem como meta principal despertar e estimular a motivação nessa fase em que as pressões são muito latentes.

Os alunos do 3o ano retornam à escola, em dois dias extraturno, realizando oficinas, cumprindo, assim, uma carga horária complementar de oito módulos-aula.

 

Os resultados obtidos nos vestibulares e no Enem são excelentes e colocam o Instituto Marcos Freitas na vanguarda dos melhores resultados da região.

 

PROJETOS DO ENSINO MÉDIO
 

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

A orientação vocacional é desenvolvida pela psicopedagoga, por meio de dinâmicas de grupo, vivências e testagens, com grupos de 5 a 20 alunos no máximo. Este processo engloba atividades em grupo e um encontro individual.

 

ORIENTAÇÃO DE CARREIRAS

Durante o processo de orientação de carreiras, os alunos passarão por visitas técnicas, palestras, testes, workshops, visita às universidades, entre outros, que são utilizados para promover o autoconhecimento; não apenas no que se refere a gostos e intolerâncias, mas também sobre potencialidades a debilidades. Além disso, há a realização de um Painel de Profissões, que reúne profissionais para dialogar com os estudantes sobre formação profissional e o mercado de trabalho, em ciclos de palestras, que acontecem durante o dia. O projeto visa esclarecer dúvidas acerca da realidade profissional das áreas de atuação e oportunidades de emprego.

O Painel representa a preocupação do IMF não apenas com a formação educacional, mas também com a correta escolha profissional de seus alunos, compreendendo que esta é uma fase importante e delicada que reflete na vida adulta. Essa ação é apenas uma das etapas do processo do trabalho desenvolvido. Esse evento proporciona aos estudantes a oportunidade de fazer uma reflexão sobre sua escolha profissional, contribuindo na formação de um profissional ético e que ama o que faz.

É nosso dever instrumentalizar esse aluno para uma tomada de decisão consciente. Não devemos atrelar essa escolha única e exclusivamente aos aspectos financeiros, mas também devem ser consideradas suas aptidões e suas realizações enquanto pessoa. Dessa forma, as escolhas ficam alinhadas com aquilo que ele quer para a vida e, consequentemente, a motivação estará sempre presente.


 

MODELO DIPLOMÁTICO

O objetivo geral dos modelos das Nações Unidas é expor estudantes do Ensino Médio ao ambiente diplomático encontrado nos foros nos quais é conduzida a política internacional. Constituem-se de breves conferências simuladas, com aproximadamente cinco dias de duração, nas quais os alunos reproduzem os procedimentos de negociação, tanto formais quanto informais, conforme observados no âmbito dos mais importantes organismos internacionais.
Sendo uma prática reconhecida pela própria ONU, a atividade é exercida no Brasil há pouco mais de 10 anos.

 

PROGRAMAS DE AULAS REVISIONAIS
 

Uma vez por semana, os alunos têm a oportunidade de rever os conteúdos nas áreas de exatas que foram ministrados na semana anterior.
Este programa visa esclarecer as dúvidas e reforçar os itens mais importantes discutidos em sala.

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS
 

Uma das ações para melhorar o desempenho escolar dos nossos educandos, foi convidar alunos com alto desempenho acadêmico a tirar as dúvidas dos colegas.
Os alunos passam por um treinamento e são acompanhados pela Coordenação.
Além disso, para se sentirem motivados, recebem 50% de desconto em projetos e eventos realizados pela escola.

 

TURMA PRÉ-MED
 

Este projeto é focado naqueles alunos que vão tentar ingressar em uma Universidade Pública ou Privada, para cursar Medicina.
Nosso objetivo é explorar e desenvolver o potencial do aluno em sua plenitude, sem medo do desafio da ampla concorrência existente, estimulando-o a vencê-la.
Como estratégia, oferecemos aulas, desenvolvendo competências e habilidades nas disciplinas ligadas às Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. São aulas pautadas em resoluções de exercícios, com uso dos materiais disponibilizados pelo Sistema de Ensino utilizado pela Instituição. Além disso, são organizadas algumas visitas a hospitais, bem como palestras com médicos e graduandos de Medicina.

 

TURMA PRÉ-MILITAR

Devido à especificidade de cada concurso militar e sua diferenciação dos vestibulares civis, alunos com esse objetivo devem optar por essa turma.
Este trabalho visa preparar tecnicamente os alunos que desejam realizar exames militares.
São maratonas de exercícios com alto grau de dificuldade, abordando questões dos Vestibulares do ITA, IME, Escola Naval, EFOMM, EsPCEx, Colégio Naval e EPCAR, além de conferirmos ao aluno orientação de estudos, apoio pedagógico e psicológico.

 

TURMA PRÉ-ENEM
 

Esta turma segue o modelo proposto pelo ENEM. O foco é explorar e desenvolver o potencial do aluno para que consiga suportar as várias horas de prova estabelecidas pelo INEP no Exame Nacional do Ensino Médio, sem que perca tempo demasiado em algumas questões ou se desestruture emocionalmente durante a avaliação.
 

AULA DE CAMPO
 

Os espaços fora da sala de aula despertam a mente e a capacidade de aprender, pois se caracterizam como espaços estimulantes que, se bem aproveitados, classificam-se como um relevante cenário para a aprendizagem. Estes momentos também promovem um aumento de afeto e confiança entre discentes e docentes. Nesse contexto, compreende-se que a atividade de campo consiste no contato direto com o ambiente de estudo fora dos muros burocráticos da sala de aula, permitindo ao professor o conhecimento de um instrumento pedagógico eficiente e bastante proveitoso na relação ensino- aprendizagem.
 

METODOLOGIAS ATIVAS
 

O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa a partir de problemas e situações reais. No IMF, promovemos ambientes facilitadores do método para que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do conhecimento. Além disso, a nossa escola promove a formação continuada dos docentes para que a compreensão e a aplicação da metodologia esteja cada vez mais enraizada em nossa prática pedagógica.
 

RELATÓRIOS DE DESEMPENHO
 

Após a aplicação das avaliações, escola, professores e alunos recebem um relatório-diagnóstico, no qual são apontados os aspectos a serem desenvolvidos, bem como uma análise comparativa entre todos os participantes.
 

PROJETOS SOCIAIS

Os projetos sociais vêm sendo desenvolvidos ao longo dos últimos anos e têm como proposta principal levar o aluno a tornar-se consciente da importância do exercício de sua cidadania, através de debates e oportunidades práticas que estimulem o sentimento de solidariedade, de respeito ao próximo e ao meio ambiente, o espírito de equipe, o aprendizado com as diferenças e a visão crítica da situação social, política e econômica do lugar onde vive.

 

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO
 

É uma atividade permanente, permitindo um acompanhamento personalizado da evolução de cada aluno. A partir de textos, explanações e de um debate orientado pelo professor Vinícius Oliveira, cria-se uma dinâmica de grupo e o aluno é estimulado a produzir o seu trabalho, sempre assistido pelo mestre.

A correção criteriosa detecta os erros e reorienta o estudante.

O Laboratório de Redação é, além disso, um espaço privilegiado para a discussão dos grandes temas da atualidade, enriquecendo as informações e a capacidade de argumentar, requisitos fundamentais nas dissertações — modalidade de redação exigida na maioria dos exames.

EQUIPE DE COORDENAÇÃO:

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André Ferreira da Luz

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Patrick Moura da Silva

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