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PILARES

NOSSOS PILARES

Todas as ações do IMF fundamentam-se numa filosofia cristã e inspiram-se nos princípios da Bíblia, visando à liberdade do ser humano, ideais de solidariedade e fraternidade, o pleno desenvolvimento do educando, à formação de valores cristãos para o exercício da cidadania, o prosseguimento dos estudos, à inclusão social, à preparação para o mercado de trabalho e ao ingresso no Ensino Superior, observando-se as determinações da Lei no 9394/96 de 20 de dezembro de 1996.

Oferecemos aos nossos alunos um ensino de qualidade alinhado aos novos tempos. Para cumprir essa missão, enxergamos a educação do futuro, levando em consideração três aspectos importantes:

INVESTIGAÇÃO - PROCESSO E CRIATIVIDADE

O ato de investigar faz parte do dia a dia de todos os alunos e educadores.
Acreditamos que a investigação é um dos principais processos para a construção do conhecimento humano. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos pesquisam temas diversos que se relacionam com suas experiências de vida, sendo eles curriculares ou de interesse do grupo e desenvolvem trabalhos autorais, resultantes de suas investigações, que são compartilhados com a comunidade.

COLABORAÇÃO

Nossos alunos são autores de sua própria história. Uma história que não se faz isoladamente, mas em grupo, por meio do acolhimento, da colaboração e do diálogo. É por esse motivo que os trabalhos em grupo são propostos e, a partir desta estratégia, desenvolvemos uma importante habilidade social: a colaboração.
Acreditamos que é por meio da troca de saberes e pontos de vista que cada um se desenvolve mais plenamente na relação com o outro, aprimorando a escuta generosa e ativa, além do respeito às opiniões contrárias, o que potencializa a construção do conhecimento.


AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

A possibilidade de ter uma ação autônoma na vida está diretamente ligada a uma maturação da percepção de si, de suas potencialidades e desafios, de sua liberdade e responsabilidade frente ao mundo, assim como do alcance de suas ações. A autonomia é uma aprendizagem para a vida. Promovemos situações que permitem ao aluno o desenvolvimento da reflexão e a realização de escolhas responsáveis. Para atingir a autonomia, os alunos precisam desenvolver o autoconhecimento, por meio da cultura de reflexão sobre suas ações, sobre o estudo e sobre a própria aprendizagem, exercitando a metacognição.
 

METODOLOGIA SOCIOINTERACIONISTA

O sociointeracionismo é uma teoria de aprendizagem com o foco na interação. Segundo ela, a aprendizagem acontece em contextos históricos, sociais e culturais. Assim, o conhecimento real da criança é o ponto de partida para o conhecimento potencial.

Acreditamos nas múltiplas inteligências e competências, dando ênfase às metodologias ativas. Trabalhamos com a inclusão, respeitando uma quantidade e especificação inclusivas que sejam satisfatórias para o bem-estar e desenvolvimento pedagógico da turma. Para fundamentar esse trabalho, apoiamo-nos em pressupostos críticos e transformadores de teóricos especialistas em educação, como: Jean Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Freinet, Maria Montessori, Ana Beatriz Barbosa, entre outros.

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