10 dicas que farão você passar no Vestibular
1) Comece a estudar com antecedência
Organize revisões periódicas, como no meio do semestre, nas férias de julho e do final do ano, e, neste último caso, começando um mês antes do vestibular.
Estudar com base em versões anteriores da prova também pode ser um bom método.
2) Prepare-se para diferentes formas de cobrança
É preciso se preparar pensando nas diversas formas de cobrança impostas pelos diversos tipos de vestibulares. Essa preparação ampla te ajudará a ficar cada vez mais sagaz e seguro para realizar as provas.
3) Exercite a capacidade de concentração por longos períodos
O foco e a capacidade de manter a concentração por horas são imprescindíveis. Estudar todo dia amplia a atenção e o condicionamento psicológico para a realização da prova.
4) Faça diversos simulados para treinar o ritmo
Criar pequenos simulados em casa com duração determinada e com matérias diferentes. Assim, treina sua habilidade de estratégia e tempo de prova.
5) Dedique-se à Redação
É recomendável que treine bastante, produzindo um texto por semana para aprimorar a agilidade, com grande atenção à gramática, cada vez mais exigida nas provas.
O hábito de leitura também é fundamental para um bom desempenho.
No dia da prova (dicas 6 a 10)
6) Seja claro e objetivo em provas dissertativas
Saber colocar as questões no papel é importante, afinal, o caminho da resposta também é levado em consideração pelo avaliador, que busca clareza e objetividade.
Qualquer coisa diferente do comando pode reduzir pontos. Ou seja, se pedir para citar, cite. Não explique, não se estenda.
7) Pule questões difíceis
Não existe certo e errado com relação à ordem de execução, contanto que o tempo seja suficiente para concluir o exame.
Começar pelas questões mais fáceis e deixar as mais difíceis para o final, concentrando-se nelas com muita atenção, não te deixa preso na mesma questão por muito tempo.
8) Tenha atenção aos enunciados
Caso não entenda um enunciado, leia mais devagar, o que ajuda a potencializar a atenção. Não deixe de grifar todos os detalhes que julgar importantes.
9) Não complique enunciados simples
Não fique desconfiado quando você se depara com uma questão fácil. Muitas vezes, não existe mesmo a "pegadinha".
Siga o enunciado e as resolva!
10) Tome cuidado para não cair em armadilhas mentais
Um exemplo de armadilha emocional é a composição do gabarito. Não se preocupe caso apareçam três letras iguais em sequência.
Confie na sua preparação durante o ano e nos conhecimentos que conquistou.
Comments